CHINA ANTIGA
É interessante notar que o chineses em si viam o mundo de outra maneira, dos gregos e romanos. Os Gregos criaram a ideia do átomo, mas o chineses não estavam nem aí para essa idealização de como matéria era formada. Para eles, matéria era algo sem sentido, onde eles davam enfase na energia das coisas, questão essa abordada pela a mecânica quântica. Outra diferença dos chineses era seus elementos, onde tinha cincos: água, ar, fogo, metal e terra.
BÚSSOLA
Sim, foram os chineses a desenvolverem esse precioso objeto. Diferentes das bússolas de hoje, as dos chineses antigo apontavam para o sul. Com ajuda do ferro magnético, ou melhor a magnetita, que ao ser atingida por uma forte descarga elétrica, se tornavam magnetizada, assim podendo virar a matéria prima da bússola.
SISMÓGRAFO
Apesar da escala Richert só ser invetada no século 20, um astrônomo imperial teve uma magnífica ideia. O astrônomo Heng, pegou um receptáculo de bronze e entalhou nove dragões de cabeça para baixo, separados a uma distância igual do dragão ao lado, e também tinha um sapo de boca aperta para cima, para cada dragão existente. Dentro desse receptáculo, tinha um pêndulo suspenso para que detectasse o tremor. Quando o pêndulo balançava, ele acionava umas alavancas que soltariam mas bolas que caíram nas bocas dos sapos. (Ver figura 1)
(Figura 1, Sismógrafo de Heng.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário