sábado, 10 de dezembro de 2016

A idade média, cheia de terrores para ciências!

IDADE MÉDIA

Abu Ali Al Hasan



Al Hasan foi um matemático, físico e astrônomo. A grande contribuição do árabe, foi um chamado "Tesouro da óptica", onde tinha nova ideia sobre a visão. Esse grande revolucionário conduziu experimentos sobre a propagação da luz e das cores, reflexos e até ilusões de ótica. Também examinou a refração de raios claros, na água e ar, e descobriu as leis de refração. Outra coisa interessante sobre a Al Hasan foi o método cientifico proposto por ele, que onde a ideia devia ser provada por experimentos, seguindo um processo sistemático. E um fato curioso, é que a UNESCO declarou 2015 como o ano internacional da luz, por conta do famoso livro de Al Hasan, que completava 1 milênio.

Eventos importantes


A invenção do óculos feita por Roger Bacon, onde o mesmo foi um grande matemático que tentou entender a natureza, com a matemática e também descobriu com era a formação do arco-íris. Surgem os primeiros moinhos de ventos, onde os mesmo eram utilizados na agricultura. A torre de pisa, palco do experimentos de Galileu é construída. O relógio da Abadia de Westmister foi o marco para contagem do tempo na época. 



domingo, 4 de dezembro de 2016

E de antigo só temos a China.

CHINA ANTIGA

É interessante notar que o chineses em si viam o mundo de outra maneira, dos gregos e romanos. Os Gregos criaram a ideia do átomo, mas o chineses não estavam nem aí para essa idealização de como matéria era formada. Para eles, matéria era algo sem sentido, onde eles davam enfase na energia das coisas, questão essa abordada pela a mecânica quântica. Outra diferença dos chineses era seus elementos, onde tinha cincos: água, ar, fogo, metal e terra.


BÚSSOLA

Sim, foram os chineses a desenvolverem esse precioso objeto. Diferentes das bússolas de hoje, as dos chineses antigo apontavam para o sul. Com ajuda do ferro magnético, ou melhor a magnetita, que ao ser atingida por uma forte descarga elétrica, se tornavam magnetizada, assim podendo virar a matéria prima da bússola.

SISMÓGRAFO

Apesar da escala Richert só ser invetada no século 20, um astrônomo imperial teve uma magnífica ideia. O astrônomo Heng, pegou um receptáculo de bronze e entalhou nove dragões de cabeça para baixo, separados a uma distância igual do dragão ao lado, e também tinha um sapo de boca aperta para cima, para cada dragão existente. Dentro desse receptáculo, tinha um pêndulo suspenso para que detectasse o tremor. Quando o pêndulo balançava, ele acionava umas alavancas que soltariam mas bolas que caíram nas bocas dos sapos. (Ver figura 1) 


(Figura 1, Sismógrafo de Heng.)









sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Estacionamos na Roma antiga.

ROMA ANTIGA

A Roma antiga as contribuições não foram do romanos, e sim dos Gregos com sua influência, que foi construída no passado, ou seja, as contribuições dos romanos em si foram bastante limitadas. A exemplo da medicina, que não vem ao caso, mas matemática, física e astronomia tiveram-lá seus ganhos nessa época.


ASTRONOMIA


A começar pela astronomia, que no tempo da romana desenvolveram o calendário Juliano, que foi usado até o século XVI (Século dezesseis). Uma coisa feita pelos romanos, foi a construção de um relógio, que usava a sombra do sol para ser norteado. Ele era dividido por 12 horas noturnas e 12 horas diurnas. Na astronomia da época, há um cara que se destaca, que foi Hiparco, com suas grandes ideias. Apesar de ser contra contra o heliocentrismo, ele também foi contra a astrologia. Hiparco na sua época, melhorou bastante constantes astronômicas , e não só isso, também desenvolveu um catálogo estelar, que por ventura seria o primeiro, com 850 estrelas catalogadas. Também introduziu o conceito de magnitude das estrelas, assim sendo divididas por "primeiras grandezas" as mais brilhantes, e "segunda grandeza" as menos brilhantes, ou seja, as que olhos humanos quase não viam. Além do mais ele também criou um instrumento do astrolábio (Ver figura 1), instrumento esse que era usada para medir a distância angular dos astros em relação ao horizonte. Visto isso, podemos considera Hiparco como o pai da astronomia.

Figura 1
(Figura 1, astrolábio)


FÍSICA


Na física em si, tivemos o desenvolvimento da primeira máquina térmica, ou chamada de máquina de Heron (Ver figura 2), que consistia em uma esfera oca, que recebia água de uma bacia, que por sua vez era aquecida para gerar vapor, e fazer a esfera movimentar. O aparelho que tem uma câmera com tubos curvados, por onde o vapor seria expelido. A força resultante implica que o objeto gire.O vapor que por ventura sai da eolípila por ambos furos tem a pressão com o mesmo valor, já que estão em equilíbrio, se os furos fossem tampados; logo o que movimentaria seria a pressão do vapor sobre o corpo - como a causada pelos ventos.

(Figura 2, Eolípila)















quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Como falamos dos Egípcios, chegamos agora nos Gregos, falarei resumos, para que em outras oportunidades se aprofundarem mais em determinados assuntos desenvolvidos pelos gregos.


GRÉCIA ANTIGA

O ser humano sempre foi fascinado pela natureza, e os gregos podem ser considerados os pais da Física. O termo physiké que significa “estudo dos fenômenos naturais” que em latim passou a ser physica, esses termos foram atribuídos pelos Gregos.


Aristóteles


Provavelmente quando se pensa em Grécia, lembramos logo de Aristóteles. O fato de Aristóteles ser lembrado até hoje é porque ele descreveu vários fenômenos, com o conhecimento da época. Uma das ideais de Aristóteles era a dos quatro elementos, denominados por: água, ar, fogo e terra. Há também um quinto elemento que ele denominou de éter, e esse elemento era responsável pela matéria de todo universo que para ele era finito. Outro principio desenvolvido por Aristóteles foi a do movimento retilíneo, que para ele corresponde a um movimento na reta com velocidade constante, ele acreditava que quando uma força cessasse no corpo ele pararia, mas isso foi derrubado por tempos depois.

Pitágoras 


Além do seu famoso teorema de Pitágoras, ele também contribuo com a invenção do monocórdio. Composto por uma única corda estendida entre dois cavaletes e um terceiro cavalete móvel, Pitágoras usou relações matemáticas para a produção do som, que ficaria dessa forma: Ele dividiu a corda em frações de 1/2, 3/4 e 2/3, que respectivamente são uma oitava, uma quinta e uma quarta. 


Demócrito e Leucipo 


Foram com eles que surgiram a primeira descrição do átomo, conhecida até então. Para eles o átomo era algo maciço, indivisíveis, indestrutíveis e invisíveis. Era um modelo apenas baseado na intuição lógica, mas com esse modelo, foi possível a criação de outros que achavam rudimentar essa ideia, e ao longo da história o átomo antes descrito por eles, tiveram uma cara nova.


Ptolomeu



Ptolomeu foi um defensor forte da teoria do geocentrismo, onde a Terra era o centro de tudo. Para defender essa hipótese, ele usou o sistema de epiciclos. O epiciclo era a órbita feita pelo planeta. Outra contribuição para o campo da física foi a da luz das estrelas, que são desviadas ao chegar na camada de ar terrestre. No campo da óptica  ele estudo sobre a reflexão, refração e cor, dando contribuições em seus cincos volumes escritos denominados por “Óptica”.

domingo, 27 de novembro de 2016

E hoje viajamos para o:

Egito antigo
Os egípcios foram os primeiros a transformar pó de quartzo finamente esmagado e derretido  juntos com outros materiais em vidro.
Os astrônomos do Egito antigo gostavam bastante de alinhar suas pirâmides em direção ao polo norte, com ajuda das estrelas no céu. Os astrônomos também usam a astronomia para registrar o tempo. Ao fazer uso da astronomia para registrar o tempo, eles desenvolveram o primeiro calendário solar. Cada mês do calendário solar egípcio tinha um valor de 30 dias. Quando terminava os dozes meses, somasse 5 dias a mais, para completar 365 dias. Eventualmente o ano solar tem um quarto de dias sobrando, assim o calendário egípcio ficava em completa desordem com o ciclo de estações.
Uns dos fatos curiosos que os astrônomos notaram, foi que quando a estrela Sirius, que hoje é a estrela de maior brilho no céu aparecia, o rio Nilo estava em cheia, ou seja, uma coincidência. Outra coisa atribuída a estrela Sirius, foi que a partir do seu “nascimento” no céu, ali seria o primeiro dia do ano para os Egípcios. Outro fato interessante é com o cinturão de Órion, que dizem que as pirâmides de Gizé foram alinhada ao cinturão, mas isso é apenas uma teoria. 

sábado, 26 de novembro de 2016

      Começaremos a física desde do início do homem até os tempos atuais. Mostrar a história por trás dessa ciência tão incrível. 



         NA LINHA DO TEMPO

Na linha do tempo, você irá ver descobertas, conhecer personagens históricos entre outros mais. Mas antes iremos da início na Pré-História (...3500 a.C.) 
Pré-História:
Com o aparecimento do Homo Habilis, a humanidade passou a ter um grande desenvolvimento, foram com eles que nasceu os primeiros utensílios, que por sua vez vieram a facilitar um pouco a vida na época, para exercer certas atividades, mas não apenas isso, com o desenvolvimento dessas peças, o Homo Habilis, também desenvolvia seu cérebro ao fazerem essas peças, e daí então, ia adquirindo mais racionalidade e inteligência.
O fogo tem lá suas histórias de como foi descoberto, para os gregos foi o titã Prometeus, que roubou o fogo do olimpo e deu a humanidade, e por ter essa atitude ele foi castigado por Zeus. Para os cientistas o fogo foi dominado instintivamente. O fogo abriu caminho para diversas possibilidades de seu uso.
Outra descoberta fantástica foi a da roda, que por sua vez ajudava a humanidade a se deslocar mais rápido.
                                                    . 
         E para encerrar a Pré-História, os curandeiros da época são considerados, os primeiros a serem, seres investigadores experimentais, ou seja, ancestrais do cientista moderno. 

ENERGIA EÓLICA

 ENERGIA EÓLICA     Como alguns de vocês já sabem, a energia eólica é obtida pela forças dos ventos, mas se perguntaram como os ventos vento...