Vamos começar com as situações que você já deve ter encarado no dia-a-dia.
Figura 1. Ilustração de uma panela no fogo com uma colher feita de metal.
Fonte: Google Imagens
Quero que imagine você durante seu momento de culinária mexendo o feijão ou até mexendo algum líquido na panela, e você esteja fazendo isso com o auxílio de uma colher feita de metal. Durante o tempo que você vai fazendo sua atividade, a colher se torna insuportável de segurar, pois ela vai esquentando e o calor vai entrando pela ponta da colher até chega parte do cabo onde você segurando, claro que esse é um exemplo para um colher totalmente metálica, existe colheres com cabos de plásticos ou madeira que evitam esses problema. A forma que o calor se propagou foi através da condução.
Figura 2. Imagem de átomos em um sólido.
Fonte: Nuno Correia
Na figura 2, eu quero mostrar como cada átomo é representado na colher. No primeiro é chama em contato com a colher, nesse contato a ponta do metal começa a aquecer e os átomos começam a se agitar, perceba que na primeira parte da figura, tem muitos átomos representados pela cor azul, isso significa que esses estão em pouco movimento. Na segunda parte, já percebemos a presença de mais átomos vermelho isso significa que anteriores conseguiram fazer os vizinhos se movimentar. Como produto temos a terceira parte da imagem, e nela percebemos que a condução de calor por condução é uma especie de efeito dominó, e isso que após um certo tempo você não consegue mais segurar a colher, fica insuportável.
Figura 3. Pés sob a brasa.
Fonte: Google Imagens
Na figura 3, apresento um exemplo de uma pessoa caminhando na brasa. Agora quero trazer uma revelação para vocês que a Física consegue explicar, você já viu pessoas andarem em brasas correto, e já se perguntou do porque eles não danificarem seus pés fazendo essa maluquice? Acontece que a condução é excelente quando acontece metais, veja o exemplo da colher feita totalmente de metal, então o metal é um excelente condutor, agora a madeira por sua vez é uma péssima condutora de calor, e é por isso que tem utensílios de cozinha que tem cabos de madeira. O fato da madeira ser um péssimo condutor, implica que ela transfere muito pouco calor, e então ao utilizar brasas de madeira, o individuo não queimaria o pés tanto quanto se é imaginado, e é por isso que muita gente consegue caminhar na brasa, elas utilizam o fato da madeira ser uma péssima condutora de calor. (POR FAVOR NÃO TENTE REPETIR ESSE EXPERIMENTO EM CASA)
A gente já conversou sobre sólidos e metais, mas e o ar? e os líquidos? são bons condutores? Como mencionado no post anterior do blog, os átomos de gases e líquidos não estão muito juntinhos e isso implica que ambos não são bons condutores assim como a madeira. Sabe quando você vai tirar aquela pizza quentinha do forno e não se queima? isso está ligado com o ar que é um péssimo condutor, agora se você tocar na metálica, se arrependerá pelo resto vida HAHA.
Figura 4. Imagem de um iglu.
Fonte: Google imagens.
Você já se perguntou como os esquimós consegue viver em uma casa em que paredes são feitas totalmente de gelo? Acontece que a neve é um mau condutor. Os flocos de neves que são formados a partir de cristais, que aglomeram formando uma massa fofa, que aprisionam o ar e, portanto, atrapalham a transmissão de calor por condução da superfície da Terra.
Ficamos por aqui, qualquer dúvida pode deixar no comentários. Semana que vem retornaremos com a última parte de propagação de calor que é a radiação.