A FÍSICA DA PIPA
Como todos sabem deveriam saber, a física é umas da ciências mais importante para o ser humano, pois ela nos ensinar a como viver na natureza e consequentemente a sobreviver. No dia-a-dia de cada um, a física está presente, seja no voô de um avião ou em um carro em movimento.
O nosso objeto de estudo que certamente foi presente no dia-a-dia é a pipa(papagaio,raia...).Quase todos que tiveram infância brincaram com uma. Todos que brincaram com ela, já se perguntaram como algo tão pesado consegue se manter no ar. Bom, a física por trás da pipa é bastante interessante, onde as leis de Newton podem explicar como algo tão pesado se mantem no ar.
A pipa funciona como uma espécie de "escudo" no ar, mas como assim escudo? O vento ao se chocar na estrutura de papel da mesma, é defletido para baixo (Ver figura 1.1), ao passo que o ar bate na pipa ela consegue se manter no ar, pois ela deflete o mesmo para baixo, assim criando uma espécie de ação e reação, onde o vento exercer uma força na pipa e a pipa exercer uma força de intensidade e direção igual, mas com sentido oposto.
De acordo com a segunda lei de Newton, o módulo das forças (ação e reação) corresponde a variação de quantidade de movimento da massa da pipa no ar.
Em geral, algumas pipas necessitam de ter um rabo, em caso particular as pipas planas, para que consequentemente haja uma estabilidade da mesma no ar, pois sem o rabo ela iria girar em torno da linha. Assim como a hélice traseira do helicóptero que será o próximo assunto abordado aqui, o rabo da pipa funciona de sentido análogo, pois dificulta que a pipa gire.
(Figura 1.1)